SOCIEDADE MUSICAL 5 DE NOVEMBRO - REVOLTOSA



Fundada: 14 de Janeiro de 1915.

Cidade: Nazaré da Mata-PE.

Sede: Praça Carlos Gomes, nº 17, Centro.

Presidente: Aluizio Arnaldo Belarmino

Titulos: Patrimônio Vivo de Pernambuco, Ponto de Cultura Revoltosa e Club de Frevo.

 

    A Sociedade Musical 5 de Novembro, ou Banda Revoltosa, como é popularmente conhecida, foi fundada em 14 de janeiro de 1915, no município de Nazaré da Mata. A origem de sua organização, bem como de seu nome mais conhecido, está relacionada à união de membros dissidentes de outras duas bandas da cidade. A atitude dos músicos fundadores, considerada rebelde, atribuiu-lhes o rótulo de “revoltosos”, situação que acabou apelidando a banda.


     O primeiro presidente da Revoltosa foi o Srº Francisco Salustiano Correia e seu primeiro maestro o Sr. João Alves Cantalice (Mestre Joquinha). Com instrumentos emprestados, a banda realizou sua primeira apresentação no dia 5 de novembro de 1915, na comunidade Lagoa Seca, hoje denominada Upatininga (pertencente ao município de Aliança). A data da primeira apresentação batizou o nome de registro para Sociedade Musical 5 de Novembro. A sede própria está localizada no centro da cidade Nazaré da Mata. Numa área de 1000m2, ocorrem várias atividades, como: educação musical para crianças e jovens da região, ensaios, oficinas; apresentações musicais; exibição de filmes, teatro, feira, workshop etc. Além disso, é possível encontrar na sede um vasto acervo de instrumentos musicais e vários documentos a respeito da história da banda, de seus regentes e executantes registrada em livros de atas, imagens, recortes de jornais e publicações de periódicos.


    Em quase um século de existência, a Banda Revoltosa encontra-se em atividade musical ininterrupta participando de desfiles cívicos e religiosos, encontros de bandas de músicas dentro e fora do Estado, concertos em escolas públicas de Nazaré e em cidades vizinhas, shows durante o carnaval.


      Dentre vários projetos executados e em execução, vale mencionar o projeto Ponto de Cultura Revoltosa, iniciado em 2008, financiado pelo convênio entre MinC e Fundarpe e que promove a formação de vários jovens músicos da região para: maracatu; ciranda; coco; bandas marciais e grupos musicais promovendo assim a perpetuação de toda a riqueza cultural existente no Estado de Pernambuco. Foi intitulada Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2013.

Fonte: Portal Cultura PE

 

 

Nossa Missão

 

    Oferecer formação Musical de excelência, voltada à Inclusão Artística, Social, Cultural e Profissional de Adolescentes e Jovens de Nazaré da Mata e Região, firmada na ética do coletivo e no zelo à tradição histórica da Instituição; constituindo-se em escola de artes e cidadania, mobilizadora e fortalecedora da identidade regional e pernambucana, através de seus brinquedos populares e demais expressões artísticas.

 

Nossa Visão

 

Ser reconhecida como instituição referencial e inovadora no ensino individual e coletivo da música, formando indivíduos com princípios sólidos de ética, moral e cidadania.

 

 

Nossos Valores

 

Ética, Respeito, Transparência, Solidariedade, Inovação.

 

 

Ponto de Cultura

 

 

    A Sociedade Musical 5 de Novembro - Banda Revoltosa, entidade sem fins lucrativos, foi contemplada em 2009 no seu projeto para o Ponto de Cultura, programa cultural do MINC- Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, através da FUNDARPE.

 


Coordenador Técnico do Ponto de Cultura: Gilson Xavier da Silva