Instituição em dificuldade

Sala de aula do projeto Escola de Música, em estado precário. A sede da Entidade passa por diversos problemas de conservação necessitando reparos urgentes.

Mutirão de alunos e professores - preparação do Concerto no pátio da sede da Escola Banda Revoltosa

Socorro!! Vamos fechar!!!


A Revoltosa consegue se manter a duras penas há mais de 90 anos em atividade. Atualmente, conta com uma subvenção de uma empresa privada, cujo dono é um ex-aluno da Banda, que doa o valor de 1 (um) salário mínimo por mês, e conta com um corpo docente (músicos profissionais e ex-alunos) que trabalham de forma voluntária. Além de todos os problemas enfrentados para manter a sede e as aulas para comunidade, o fato de estar localizada no interior do Estado de Pernambuco, fica distante das oportunidades de mercado e patrocínio que outras bandas da capital (Recife). É possível que tenha que fechar suas portas pois contamos com poucos instrumentos e o que temos já se encontra em péssimas condições.

Hoje, nossos alunos dividem 01 (um) instrumento com 06 (seis) outros alunos. Por isso conto com atenção de todos a fim de nos dar uma luz e nos tirar desse caminho que é quase inevitável, o de fecharmos nossas portas pra mais de 250 crianças e jovens pobres. Temos sede própria, professores voluntários e a doação mensal de um salário mínimo. Com o recurso que dispomos é impossível comprar instrumentos, manter e equipar a escola.

Elaboramos 03 (três) projetos encaminhados para possíveis instituições patrocinadoras:

"Projeto Reposição de Instrumentos" p/ Programa de Apoio a Bandas (MINC);
"Projeto Memorial Revoltosa" p/Programa de Apoio ao Patrimônio (Cx Econômica)
"Projeto Concertos para a Juventude" para o Programa Petrobrás Cultural (MINC).

Já recorremos até a Ouvidoria do Ministério da Cultura que atende apelos de instituições de cultura e apoia para tantos eventos no País (pelo menos para reposição de instrumentos). Pois é, tentamos desde 2004 e nada. A burocracia impede o atendimento. Não desistimos ainda, e não faltará esperança. Pedimos encarecidamente que os leitores desse blog nos enviem sugestões e orientação que providência deveríamos tomar para evitar o triste fim da Escola, igual ao da Banda Cabeluda/PE, que é mais antiga que nós e fechou suas portas. Obrigado.

Obs: Estamos providenciando a Galeria de Fotos. A dificuldade é que a escola não dispõe de um computador e scanner. Precisamos pagar para colocar as imagens no blog.

Postar um comentário

24 Comentários

  1. Meu querido,

    O que eu posso ajudar é formulando um projeto para captação de recursos junto aos órgãos financiadores de cultura que conheço. Por força da minha atividade de trabalho (consultoria) tenho como encaminhar. E por força de formação minha tese (doutorado) foi exatamente a de criar políticas de sustenção para instituições culturais independentes.Mande um e-mail urgente para vasconcelos_h@yahoo.com.br
    Ficaremos em contato.A proximidade (Pernambuco) ajuda...

    Beijos
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Prezado Júnior,

    Obrigado pela visita ao verbi gratia e pela menção elogiosa. Parabéns pela iniciativa de mostrar ao mundo o trabalho da "Revoltosa" e com a "Revoltosa". Infelizmente o seu tipo de trabalho nem sempre ganha o espaço que merece na mídia e acabamos por desconhecer valores do nosso próprio Estado nos mais váriados âmbitos culturais. Ainda bem que os blogs vão furando esse bloqueio e permitindo que vejamos aquilo que a distância e a falta de comunicação nos impede.

    Quanto ao seu blog, não se preocupe em ir "com tudo", em incrementos e coisas do tipo. O mais importante é conteúdo e isso vc tem de sobra. Aos poucos vc vai pegando o jeito e como na web tudo se copia, copie sem pudor aquilo que achar que pode lhe ajudar, procurando sempre respeitar e informar as fontes (qdo possível) de textos e imagens. É sempre bom botar um link para fonte original.

    Um forte abraço e boa sorte em sua empreitada.

    Qualquer dúvida ou informação que desejar -- e eu souber :o) -- é só me enviar um e-mail: mvblogs@gmail.com

    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Junior, fiquei imensamente feliz de conhecer o trabalho de vocês! Parabéns e não desistam!!! Realmente a Santa é uma referência pra todos nós e através do site dela tomei cohecimento de sites incríveis. Vocês foram procurados pelo Itaú Cultural, Projeto Rumos? Que eu saiba, é um projeto permanente de descoberta de novos e antigos talentos. Talvez uma instituição particular como essa possa ajudar vocês bem mais do que o governo. Entre no site deles www.itaucultural.org.br e mande um e-mail para o Edson Natale, coordenador de música, dando o endereço do blog e pedindo auxílio. Diga que é recomendação da Giulia, mulher do Luís Camargo. Espero que dê certo!!! Grande abraço a todos e mantenham contato.

    ResponderExcluir
  4. obrigado pela vista e parabéns pela inciativa

    ResponderExcluir
  5. A próxima vez que eu for a nazaré da mata farei uma visita a escola. Parabéns pelo trabalho de vocês!

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo,
    Achei máximo sua causa. Pernambuco é uma terra que mora no meu coração, pois morei aí um tempo e foram tempos de muito aprendizado com esse povo humano, acolhedor e culto. No mais, tenho um espaço de divulgação no blog que se for de serventia pra você estamos dentro. Um forte abraço do Kafé.

    ResponderExcluir
  7. Olá Junior, bom dia.
    Obrigada pela visita e pelo elogio.
    A Santa é nossa Mestra, nossa estrela-guia, por sua sensibilidade, seu talento e o carinho imenso que tem por nos todos, seus seguidores.

    Eu, o que posso, é apenas desejar a vocês sorte e sucesso porque não conheço quase nada da área cultural. Apesar disso, vou fazer umas pesquisas.
    Bos sorte e parabéns por esta iniciativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Fico impressionado em ver como Pernambuco é uma fonte inesgotável de cultura e de iniciativas. Seu trabalho é espetacular! No dia dos professores, esse post ganha mais relevância.
    Siga os passos da Santa. Esse é o melhor conselho que posso te dar.

    Um abraço,

    Sílvio

    ResponderExcluir
  9. Caro Junior,

    Obrigado pela visita. Xeretando o seu espaço, vemos que temos (todos nós brasileiros) uma luta enorme para que possamos atingir níveis aceitáveis de crescimento.

    Sua luta é tão simples e tantos colocam obstáculos intransponíveis.

    Mas é assim mesmo... não desista jamais.

    Vou linkar seu blog pois aprecio sua luta e a boa música (a nossa música).

    Abraços e visite-nos sempre.

    SDS

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, sucesso e força!

    ResponderExcluir
  11. pernambuco é assim, bom pra banda baiana pra Lula pegar votos dos pobres. Quando é para salvar o nosso patrimônio cultural não aparece nenhum político. Sucesso minha gente, estamos torcendo aqui.

    ResponderExcluir
  12. Façam tudo para não fechar a escola. imprensa serve para isso. Uma ampla matéria no Diário de PE e no JC vale...

    ResponderExcluir
  13. Junior, conhece aqula música: "Não deixa o samba morrer"??

    Quando eu não puder pisar mais na avenida
    Quando minhas pernas não puderem aguentar
    Levar meu corpo, junto com meu samba
    O meu anel de bamba entrego a quem mereça usar
    Eu vou ficar no meio do povo este ano
    Minha escola perdendo ou ganhando
    Mais um carnaval
    Antes de me despedir
    Deixo ao sambista mais novo
    O meu pedido final
    Não deixa o samba morrer
    Não deixa o samba acabar
    O morro foi feito de samba
    Do samba pra gente sambar


    Pois é, não "deixa a Revoltosa morrer"

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo trabalho social aliado a formação musical.

    ResponderExcluir
  15. Junior,

    Infelizmente é assim, só há dinheiro se der ibope, cuidado quando aparecer politico por ai que ainda vai querer faturar algum em cima de vocês, daqui de São Paulo não posso fazer muito a não ser dar uma força moral e pedir para que continue o trabalho,em São Paulo tinhamos muitas fanfarras de escola, muitos que estavam pendurados em notas entravam na fanfarra e recebiam um certo "perdão", mas por aqui elas estão dando os últimos suspiros também.

    Abçs

    ResponderExcluir
  16. A Lata Mágica hoje está conhecida e muitos trabalhos apareceram com a força dada pela Santa. A Revoltosa estará em boas mãos com ajuda dela. Amém!

    Willam&Odilene

    ResponderExcluir
  17. Experiência como a da Revoltosa demonstra que o Brasil não está perdido! Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Queridos,

    Sou pernambucana e falamos a mesma língua. Se visitar o meu blog verá que sofro do mesmo mal. Enquanto ralamos para exercer nosso trabalho. Ministérios e estatais gastam milhões com propaganda para eleger Lula.

    ResponderExcluir
  20. Estou de passagem.
    Um grande abraço para todos.
    O blog está muito bacana.
    Agora o bicho vai pega!!!

    ResponderExcluir
  21. Vamos divulgar mais esse blog.
    É preciso que o povo de nazaré saiba.
    UM grande abraço para todos revoltosos.

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Li seu comentário no blog da Santa e não resisti vir aqui fazer "propaganda" do meu blog, porque por coincidência, ontem mesmo eu postei um texto exatamente sobre o que você comentou, a novela da Globo...

    Concordo com o que escreveu.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  23. Junior, agradeço a carinhosa força lá no blog!
    (a estagiária)
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  24. CONSTRUTOR

    Construir uma noite é fácil demais
    Basta juntar todos os pesadelos
    E deixar-se embriagar pelos luares
    Desembaraçar estrelas aos novelos
    Tecendo distantes constelações
    Nos nadas azuis do firmamento imóvel
    Até que as distâncias unifiquem os tons
    Parindo do escuro a negritude móvel.

    Mais complicado é inventar o dia
    Tem-se que ser operário da luz
    Colher claridade do claro que se irradia
    E bordar da luz do sol pontos de cruz.

    Um abraço
    Naeno

    ResponderExcluir