Workshop com o saxofonista argentino
LUÍS NACHT
DIA: 18/11/2008
HORA: 08:00
INSCRIÇÕES:
Associados R$ 7,00
Não associados R$ 15,00
Informações:
(81) 9467-0189 (BERG)
APOIO: ASPESAX
RELESE
LUÍS NACHT
Nasceu em 17 de janeiro de 1959, em Buenos Aires, e desde criança estudou flauta e violão. Aos 15 anos começou estudos formais de flauta com o maestro R. Islas, na Cidade do México. Foi lá que ele começou a trabalhar profissionalmente como flautista e cantor de música latino-americana, fazendo turnês pela América Central e Europa com o Sur Group. Mais tarde, ele incorporou a linguagem do jazz com o estudo do saxofone. Estudou música e saxofone com George Coleman, Richard Beirach (Nova York), E. Beilin, C. Lastra e Chachi Ferreira (Argentina). Ele trabalha regularmente na Argentina, onde gravou e tocou com músicos de jazz e outros estilos, como Afro Jazz, En El Aire, E. Fazzio (Itália), Pepi Taveira, Pablo Bobrowicky, M.Iannaconne, Carlo Actis Dato(Itália), Ernesto Jodos, Enrique Norris, Oscar Giunta, Rodrigo Domínguez, Fernando Tarrés, Lucía Pulido, Sergio Verdinelli, Cuatro Vientos e D'Coté Saxophone Quartet.
Em 1999, ele começou a liderar seu próprio quarteto, com o qual gravou seu primeiro álbum, "Nacht Musik", pela Bau Records, tocando regularmente no circuito cultural e de clubes da Argentina. Seu primeiro CD foi escolhido como um dos cinco melhores discos do ano de 2002 pela revista européia "Cuardernos de Jazz". Em 2001, recebia do jornal "El Clarín" o prêmio de revelação do jazz argentino. Em junho de 2002, apresentou-se em Barcelona junto a Horacio Fumero, Dani Perez e Mariano Steimbert, além de tocar regularmente na Argentina.
Seu segundo CD, "Nacht Mood", foi lançado pela Baú Records em 2003, com excelentes resenhas da imprensa especializada. Em 2004, realizou turnês pelo México (em abril e novembro) e passou por Nova Iorque e Miami.
Em 2005, lançou "El Cuento del Tío", seu terceiro disco como solista, com uma turnê pelo México e Argentina.
Atualmente, costuma se apresentar em quarteto, com Juan Pablo Arredondo na guitarra, Carto Brandán na bateria e Jeronimo Carmona no contrabaixo. Esteve em trunê com seu quarteto pela Europa em março de 2006, tocando no Festival de Jazz de Terrassa (Barcelona), em Cadiz e em Puerro de Santa Maria, e em junho fez um nota turnê pelo México. Tocou no Festival de Jazz da Casa de Teatro na República Dominicana em julho do mesmo ano. Em novembro, lançou seu quarto CD solo: "El Presente".
Paralelamente à atividade artística, dá aulas de flauta e saxofone, e é titular desde 1990 da cátedra de saxofona da Escola Popular de Música, da Sociedade Argentina de Músicos.
0 Comentários