Projeto itinerante da Orquestra de Frevo Revoltosa encerra temporada com apresentação no Sertão do Pajeú

 

Evento acontecerá às 10h, na Comunidade Quilombola Leitão da Carapuça, na zona rural de Afogados da Ingazeira

A temporada de apresentações do projeto itinerante “Hoje tem Frevo no Terreiro”, da Orquestra de Frevo Revoltosa chega ao fim neste sábado (18), com um espetáculo na Comunidade Quilombola Leitão da Carapuça, na zona rural de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. A iniciativa, que exalta as tradições quilombolas e presta homenagem ao maestro José Menezes, encerra um ciclo que percorreu diferentes territórios culturais em Pernambuco.

O projeto teve início em novembro no Quilombo de São Lourenço, em Goiana, na Zona da Mata, e passou pelo Quilombo de Inhanhum, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, em dezembro. Agora, a Comunidade Quilombola Leitão da Carapuça será palco do encerramento, reafirmando a conexão do frevo com suas raízes afrodescendentes e os espaços de resistência cultural.

A Orquestra de Frevo Revoltosa, vinculada à Sociedade Musical 5 de Novembro, de Nazaré da Mata – reconhecida como Ponto de Cultura e Patrimônio Vivo de Pernambuco –, apresentará um repertório com mais de 30 composições do maestro José Menezes. Entre elas, destacam-se clássicos como Frevo da Lira, Evocação Número 3, Freio a Óleo (1950), e Boneca (1953). Menezes, natural de Nazaré da Mata, começou sua trajetória musical na Revoltosa, consolidando-se como o terceiro compositor mais gravado de Pernambuco, ficando atrás apenas de Capiba e Nelson Ferreira.

Composta por 14 jovens músicos da periferia de Nazaré da Mata, a Orquestra utiliza a música como ferramenta de transformação social. “Este projeto vai além das apresentações; é uma celebração do legado de José Menezes e da força das comunidades quilombolas, que representam resistência e ancestralidade. Encerramos esta temporada com a certeza de que o frevo segue vivo, renovado pelas novas gerações”, declarou o maestro Severino Belarmino, o Maestro Sapatão, idealizador do projeto.

 

 

O evento, gratuito e acessível com tradução em libras, será realizado às 15h. A iniciativa é apoiada pela Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e contará com uma versão audiovisual que será disponibilizada no canal oficial da Revoltosa no YouTube.

 

 

 

Fotos: Márcio Gervazio.

 

Release e fotos no link abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1ae-mBxYCkLl7AZ3c4Bjchr_QkSgIygDp?usp=sharing

 

Serviço:

 

O quê: Projeto itinerante da Orquestra de Frevo Revoltosa encerra temporada com apresentação no Sertão do Pajeú

            

Quando: Sábado, dia 18 de janeiro

 

Onde: Comunidade Quilombola Leitão da Carapuça, na zona rural de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú

 

Horário: 10h

 

Ingresso: Gratuito

 

Mais informações:

https://bandarevoltosa.blogspot.com/

https://www.instagram.com/bandarevoltosaoficial/

https://www.youtube.com/@bandarevoltosa/videos

 

------------------------

Salatiel Cícero

Jornalista

(81) 9 9522.0061

Postar um comentário

0 Comentários